Uma Doença!
"É falta de força de vontade"
"É falta de caráter"
"É falta de vergonha na cara"
"É falta de fé"
"É falta de de pancada"
Tanta coisa é dita na tentativa de se compreender e lidar com a Dependência Química. A OMS - Organização Mundial da Saúde, em 1955 codificou a Dependência Química no seu Código Internacional de Doenças, o CID10, no seu capítulo V do F10 ao F19, apresentada como um Transtorno Mental desenvolvido pelo uso de substância psicoativas.
É assim que nós da Bem Viver entendemos a Dependência Química: Uma doença!
Nos preocupamos em acolher a dependente química, compreendendo que ela chega até nós, não só com a mente transtornada, mas - na maioria das vezes - com a vida transtornada. Na trajetória do uso, valores foram perdidos, o comportamento foi transformado, as relações familiares foram destroçadas. Sonhos, confiança, esperança, são palavras há muito esquecidas. Nós, aqui, nos preparamos com o que acreditamos ser o melhor para recebê-las: Uma equipe competente que trabalha junto e em conjunto; instalações confortáveis, ambiente agradável e um tratamento específico e eficiente na construção do caminho da recuperação da Dependência Química.
Luciene Carvalho, escritora, poetisa, imortal da Academia Mato-Grossense de Letras e Colaboradora / integrante da equipe da Comunidade Bem Viver.